Navegação

Mudança no boxe para os Jogos Olímpicos do Rio

Fotos: Divulgação/Jogos Olimpicos Londres 2012

A Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), anunciou nesta quarta-feira (1), após uma uma votação no congresso, na Suíça, que os boxeadores profissionais poderão disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Pela primeira vez os homens competirão sem capacetes, "Nós aprovamos. Agora eles podem competir", disse o diretor da AIBA, Ching-Kuo Wu.

O total de 286 lutadores, sendo 236 homens e 50 mulheres irão participar do pré-olímpico, poucos desses atletas devem comparecer ao Rio de Janeiro por falta de tempo de preparação na Venezuela em julho. Algumas "estrelas do boxe", medalhistas, comparecerão aos jogos, tais como Klitschko, Muhammad Ali, Joe Frazier, George Foreman, Lonnox Lewis e Oscar De La Hoya.

Houve muita crítica sobre essa mudança, argumentaram também, que os boxeadores amadores perderiam vagas para os profissionais, e que poderia haver profissionais derrotados. Já para alguns críticos, as regras favoreciam os amadores. Então, o porta-voz da AIBA, Nicolas Jomard, disse que não há tanta diferença entre as duas categorias. "Há muita conversa sobre a disparidade de nível, mas isso não é verdade. O boxe olímpico existe há décadas e é para eles (os profissionais) se adaptarem e não o contrário. Por que deveríamos adaptar para uma minoria? Estamos atuando para dar um legado olímpico ao boxe", concluiu.


Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia